quinta-feira, 25 de outubro de 2012

THE HALLOWEEN x EL DÍA DE LOS MUERTOS x DIA DE FINADOS

O QUE VOCÊ VAI COMEMORAR?
Por Helani Sá
Aslan - Mauriti


               Nas últimas duas décadas vêm crescendo o número de festas do HALLOWEEN (Dia das Bruxas) no Brasil. Os precursores das comemorações aqui foram os cursos de inglês que não só ensinam o idioma, mas também trazem para perto do aluno os aspectos culturais do lugar do qual se está estudando a língua tornando o aprendizado mais interessante e dinâmico. A influência estadunidense também é um fator muito importante para a absorção de tal cultura pela nossa.
               O Halloween surgiu entre o povo celta há mais ou menos 2.500 anos. Eles acreditavam que no dia 31 de outubro os espíritos saíam de suas covas e iam assustar os vivos. Para que isso não acontecesse, enfeitavam com adornos assustadores as suas casas com: caveiras, bruxas, fantasmas, aboboras com carinhas (não pode chamar jerimum, heim), etc. Hoje o Halloween é uma data para se brincar onde as crianças se fantasiam e saem nas ruas de seu bairro apresentando duas alternativas aos vizinhos: "trick-or-treating?" (doçuras ou travessuras?) e, obviamente os donos da casa já as esperam munidos de um arsenal de doces para distribui-los. 

HALLOWEEN - E. U. A.
               Apesar das muitas críticas, as comemorações do Halloween vêm crescendo no Brasil e o governo brasileiro no ano de 2005, preocupado com as manifestações contra a influência estadunidense em nosso país, criou o Dia do Saci também no dia 31 de outubro. Alguém aí já comemorou esse dia? Para mim é uma data vazia, pois não veio de uma real manifestação cultural. O Halloween nos Estados Unidos tem fundamento para o povo de lá. No dia 31 de outubro, fim do verão, acreditava-se, realmente que os espíritos saíam de suas covas, já o nosso Dia do Saci surgiu para competir com o Halloween... e só. Não estou desvalorizando a nossa cultura local, só não concordo com essa “forssação de barra”. O contexto do Halloween são os espíritos enquanto que o contexto do Saci Pererê são as suas travessuras na mata com as pessoas que por ali passassem. Teria mais haver se O Dia de Finados, 02 de novembro, fosse a data para competir com o Halloween.
Os Estados Unidos têm o Halloween em homenagem aos mortos;
O México tem El Día de los Muertos em homenagem aos mortos;
O Brasil tem O Dia de Finados em homenagem aos mortos, o que o Saci tem haver com esses defuntos todos?
               O Halloween, no Brasil, também é tão vazio quanto o Dia do Saci. Não veio de uma real manifestação popular, não veio de nenhum movimento popular, ambos foram implantados: um pela mídia e cursos de idiomas e outro pelo governo. O Halloween, para nós, é uma espécie de M.P.B. (Motivo Para Beber), uma festa como outra qualquer, porém, onde vale se fantasiar de “Vampiro brilhante” ou outra coisa qualquer.

No México, o dia 31 de outubro se COMEMORA, e muito, El Día de los Muertos (O Dia Dos Mortos) existente há cerca de 3.000, desde antes da “colonização”. Suas comemorações vão até o dia 01 de novembro no qual se comemora El Día de la Santa Muerte (O Dia da Santa Morte). Lá não se comemora o Halloween.
DÍA DE LOS MUERTOS - MÉXICO
As comemorações são um misto de cultura indígena e espanhola. Entre o profano e o sagrado. Acredita-se que os espíritos dos amigos, familiares e conhecidos saem de suas covas no dia 31 de outubro e voltam para seus entes e por lá permanecem até o dia 01 de novembro.
LA SANTA MUERTE - MÉXICO
São dias de intensas comemorações. No Dia dos Mortos, as pessoas se pintam de caveiras, enfeitam crânios humanos com desenhos, adornos e flores. Fazem orações pelos mortos e comemoram muito. No dia da Santa Morte, os mexicanos fazem procissões conduzindo a imagem da Santa Morte entoando cantos e orações. A igreja católica não reconhece o culto a tal Santa, pois argumenta que a devoção a ela foi fruto da influência da cultura indígena, por tanto, pagã para a igreja. Porém, o culto à Santa Morte torna-se cada vez mais popular no México, pois é reconhecida como a Santa desprovida de preconceitos, é a Santa das causas impossíveis, dos homossexuais, dos ladrões, das prostitutas, do rico e do pobre, pois a Santa Morte não faz distinção de classe, cor ou gênero. Ela leva a todos. Nesses dois dias de festa, são realizadas encenações de funeral para lembrar a todos o seu destino.


DIA DE FINADOS - BRASIL
No Brasil, Dia de Finados. Criado no século V pela igreja católica para homenagear os mortos. Obviamente não é uma data genuinamente brasileira. Foi implantada pelos nossos colonizadores e “pegou”. É uma data triste em que a homenagem aos mortos é feita com visita aos túmulos e, dependendo da religião, são acesas velas ou não. É um dia de silêncio, tristeza e oração... mas também pudera! Depois da ressaca das festas do Halloween, tu querias o que?

2 comentários: